O conhecimento isolado não é mais suficiente para resolver os problemas oriundos da sociedade pós-modern

diálogo partirá de pensar sobre a Interdisciplinaridade, Meio Ambiente e como esses elementos influenciam na construção do conhecimento na comunidade escolar e setores que compõem a sociedade de modo geral, e no exercício que os oportunizará nesta aventura que conhecemos como educação. A ideia não irá mensurar o conceito somente, e sim, tentar entendê-lo, como se dá a sua contribuição e como ela poderia modificar o pensamento daqueles que o praticam. Não que seja algo difícil de concretizá-lo, e sim, pôr em modo geral a prática da interdisciplinaridade, compreendendo estas relações que em termos reflexivos podem ser infinitas, mas precisamos entender a sua aplicabilidade no cerne que se faz a sua prática, seja ela no ensino básico, superior ou comunidade.




As universidades no Brasil não necessariamente preparam o professor para assumir uma postura interdisciplinar e tampouco proporcionam seu desenvolvimento prático. E acredito que a sua aplicabilidade é dificultada devido a fatores mecânicos do ensino, falta de metodologias e métodos que se tornam falhos. O** desenvolvimento do âmbito real é evidente que a falha não se dá apenas pelo conhecimento do ser que atua na postura de professor em que muitos questionam que os conhecimentos estão em fragmentação, mas por que se tornam fragmentados?




 Isso acaba dificultando a postura do professor tradicional e a sua metodologia decorativa torna-se altamente fragilizada**. Os** diálogos não se tornam eficazes**,** não há possibilidade de construir um conhecimento conciso se não tiver sincronismo entre o conhecimento e prática envolvendo elementos da realidade**. Será** impossível o estudante desenvolver habilidades sem a visualização do mundo que ele está inserido**. Não** adianta afirmar que o mundo possui riqueza se no lugar que o discente morar houver pobreza. A interdisciplinaridade visa conjecturar novos saberes para solucionar ou entender uma problemática.

“A intersecção com a interdisciplinaridade e a postura do professor, e como enxergamos a sua aplicabilidade no âmbito real, no ser professor e sua relação com as disciplinas, são o principal diálogo que devemos pensar juntos. Ele é cósmico, é concebível na sua história**. Assim como podemos perceber na Astrofísica que nos conta que tudo que existe hoje surgiu a partir do Big Bang? Foi a partir disso que se deu a possibilidade da existência de tudo que conhecemos: vida, astros, galáxias e universos. É a partir daí que surgem essas composições existentes em nós, ou seja, o nosso Meio Ambiente.”



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page